Dieta low carb é para todo mundo?

Image module

A dieta low carb atualmente tem sido prescrita para muitas pessoas. Entretanto, será que ela é realmente boa para todos os pacientes?

A resposta é não!!! A dieta low carb (60-130g de carboidratos/dia) e a dieta very low carb (0-<60mg) são estratégias para a perda de peso para um período curto de tempo.

As dietas com menos de 50g de carboidratos por dia levam à cetose e o maior uso de glicogênio (outra fonte de energia que nosso corpo utiliza).

Entretanto para pacientes com diabetes em uso das glifozinas (inibidores de iSGLT2), gestantes, com pretenção de engravidar, pacientes com doença renal e aqueles que têm risco de desenvolver transtornos alimentares tem contra indicação absoluta para a prescrição dessa estratégia alimentar. Nos pacientes com diabetes em uso de insulina, a associação americana de diabetes, se posicionou com ressalvas. Houve uma diminuição de hemoglobina glicada por no máximo 6 meses, e não houve diferença entre a low carb e as outras dietas em um período de 1 ano.

Não vitimize o carboidrato, ele é uma fonte muito importante de energia! Inclusive para a prática de atividade física, mas não precisamos comer em excesso! Então fiquem espertos quanto à qualidade do carboidrato e quantidade dele!

Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |