Hipotireoidismo, será que é por isso que não emagreço?

Image module
Dica da Drª Delane:

No consultório é uma queixa super comum. “Tenho hipotireoidismo, mas não emagreço por nada Dra.”. Sempre com muita atenção eu respondo, vamos ver os seus exames.

O hipotireoidismo é uma doença super comum, que acomete mais mulheres do que homens. A maioria das pessoas tem hipotireoidismo, devido à tireoidite de Hashimoto, que é a doença auto-imune da tireoide, na qual o nosso próprio corpo ataca e destrói a nossa glândula.

A tireoide funciona como se fosse o marca-passo do nosso corpo. Quando ela produz muito hormônio (hipertireoidismo), funcionamos muito rápido. Já o hipotireoidismo, como temos menos hormônios circulando, nosso metabolismo funciona mais devagar, e por isso o ganho de peso.

Quando temos hipotireoidismo, e tomamos a levotiroxina certinho, nosso metabolismo funciona de forma normal, como qualquer pessoa. E o ganho de peso, ou a dificuldade de emagrecer é secundário à outra causa, seja na nossa alimentação que estamos errando e não sabemos, ou a falta de atividade física. Mas vale lembrar que o ganho de peso secundário ao hipotireoidismo, é um ganho de peso discreto.

Para vermos se a tireoide esta funcionando precisamos dosar o TSH e T4l, não precisa dosar T3 ou T3 reverso, isso só confunde os pacientes e os médicos!

Será que precisamos tomar Lugol para nossa tireoide funcionar melhor, NÃOOOOOOOO! E pelo amor de d’us, não tome Lugol! Usamos em pouquíssimas situações!!!! Não caia nessa falácia!

Procure sempre um endocrinologista, com registro no conselho federal de medicina (RQE), para cuidar da sua tireoide! Afinal,

NÃO EXISTE CORPO B!

Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |