Sono x ganho de peso

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Dica da Drª Delane:

Quando pergunto no consultório como está a qualidade do sono, a maioria dos pacientes se queixa de dificuldade ou de indução do sono ou manutenção. E isso cada vez está mais frequente.

É durante o sono que “reorganizamos” nossa mente, armazenamos o conhecimentos e memórias adquiridas ao longo do dia. É também durante o sono que alguns hormônios tem melhor eficiência.

O sono está diretamente ligado ao bom funcionamento da grelina, hormônio responsável pela fome e regulação da energia do nosso corpo.

Se não dormimos bem, nossos níveis de grelina aumentam (😱😱😱😱) ou seja temos mais fome. Mas ao invés de procurar alimentos saudáveis, buscamos alimentos com grande quantidade de energia (calorias) para compensar de alguma forma.

Um estudo também do JAMA, acompanhou por 7 anos, 43.000 mulheres e relacionou o aumento de luzes artificiais ao ganho de peso. Principalmente naquelas mulheres que dormiam com à luz da televisão ou celular (que são luzes brancas)
Então vamos lá, como ter uma boa higiene do sono, afinal a agenda saudável tem que ser 24 horas por dia! 😉

  1. Tenha uma rotina antes de dormir, como se fosse um ritual.
  2. Evite treinos à noite
  3. Evite jantares ricos em carboidratos, ou churrascos por exemplo
  4. Não durma com à televisão ligada
  5.  Antes de dormir não é hora de mexer no celular! (Atenção!)
  6. Tome um banho quente à noite para relaxar
  7. Tome chá quente
  8. Leia antes de dormir
  9. Agradeça pelo seu dia!
  10. Evite ter aparelhos que emitam luz quando estão na tomada!!!! (Até essa luz atrapalha o sono)

Contem comigo sempre! E lembrem-se a agenda saudável é desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir! 😘😘

Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |