Comments

  • Um comentarista do WordPress commented on
    Olá, mundo!

A nova era dos alimentos

Image module

Que o mundo está em uma tendência de ser mais sustentável não é nenhuma novidade. A quarta revolução industrial já começou, com a tecnologia sendo usada de uma forma mais consciente pelo mundo. Afinal, não existe planeta B.

Novas fontes de energia limpas, indústria têxtil se reinventando para deixar de ser poluente e mais sustentável (essa, segunda indústria que mais polui no mundo). E não poderia deixar de participar dessa mudança: a indústria alimentar.

Existe duas tendências concomitantes: a plant based no qual usamos a proteína vegetal para produzir produtos com novos sabores ou então as carnes criadas em laboratório ou “lab meat”. A dieta plant based se tornou bem famosa esse ano de 2019 com o IPO da empresa americana “Beyond Meat”. Por mais que essa alimentação seja muito boa para o meio ambiente e poder diminuir o risco de doença cardiovascular , ainda assim é uma alimentação ultra processada e com alto teor de sódio.

Já as lab meats são “carnes” produzidas a partir do DNA, e são cultivaras em laboratório. Assim quase zero carbon foodprint, o DNA é controlado para não ter mutação, além da carne não ter hormônios como são criados nossas proteínas para parecerem mais suculentas.

Existe ainda uma revolucionária fonte proteica de base vegetal. E uma planta que cresce na água (não precisa desmatar) e que a empresa (Plentible) que a produz conseguiu isolar somente a proteína sem a clorofila (que deixa gosto ruim e esquisito nessas proteínas vegetais) e quase ZERO de Carbon food print. Vem em forma de pó e vc adiciona nos alimentos. Tasteless e super proteico.

A ideia é sempre ter um balanço do que comemos com o nosso planeta. Afinal, não existe planeta B. Eu amo acompanhar essa tendências alimentares e vcs? O importante é saber diferenciar o que é moda e o que chegou para revolucionar a alimentação e realmente ser mais saudável.

Compartilhe:
[addtoany]
Compartilhe ou imprima:
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |