Como podemos mudar nosso destino?

Image module

Há duas semanas escrevi sobre as possíveis causas do aumento de obesidade. Escrevi que existe a EPIGENÉTICA, ou como podemos alterar a nossa expressão do DNA. Tema muito legal e curioso, que amo.
Recentemente li um artigo do BMJ, sobre como podemos melhorar nossa expectativa de vida LIVRE DE DOENÇA. O estudo foi uma coorte de mais de 100.000 paciente no qual avaliou como 5 fatores de vida saudável pode impactar não somente na expectativa de vida, mas também na expectativa de vida LIVRE DE DOENÇAS CRÔNICAS.
Na minha opinião, de nada adianta vivermos até os 90-100 anos, se estivermos usando 1 milhão de remédios para doenças crônicas, acho que temos que viver BEM e SAUDÁVEIS! Sabemos que as doenças crônicas diminuem muito a qualidade de vida, tanto psicologicamente como fisicamente.
O estudo utilizou 5 parâmetros de vida saudável:
1. Nunca ter fumado
2. IMC 18-25
3. Atividade física media a vigorosa (<30 min/dia)
4. ingesta de alcool moderada
5. Dieta de QUALIDADE
Esse não foi o primeiro estudo a ver isso, e sempre me impressiono como os nossos hábitos de vida podem mudar nossa vida no longo prazo. Mas dessa vez os autores conseguiram interpretar que se tivermos todos os 5 parâmetros de vida saudável, a expectativa de livre de doença após os 50 anos (para mulheres) foi de 34 anos, e para aquelas mulheres que tem apenas 3 dos parâmetros a expectativa livre de doença é de 25 anos. Ou seja, quem tem um habito de vida saudável consegue ter mais 10 anos de vida com QUALIDADE DE VIDA, sem diabetes, cancer ou doenças cardiovasculares (AVC e infarto), livre de doenças crônicas.
O importante é viver com qualidade, temos que viver no HAPPY middle, mas lembrando não somos imortais mas podemos melhorar nosso futuro! Nós somos os únicos responsáveis pelo NOSSO futuro, então cuide dele!
Não existe corpo B, não existe vida B!

Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |