Efeito sanfona, quem tem medo coloca o dedo aqui!

Image module
Dica da Drª Delane:

Só não tem medo do efeito sanfona àquele que nunca perdeu peso, é a frase que sempre falo aos meus pacientes. A perda de peso não é linear, se fosse não existiriam mil dietas e mil e um motivos para os charlatões prometerem que seus remédios “queimam gordura”.

A perda de peso envolve aspectos da mente e do nosso metabolismo, mas hoje vamos falar do nosso metabolismo.

Como somos iguais aos nossos antepassados, homens das cavernas, nosso corpo entende que precisamos estocar energia, afinal não sabemos quando a próxima caça acontecerá. Quando estamos na nossa fase de perda de peso, o nosso corpo entende que precisamos poupar energia, diminuindo a nossa taxa metabólica basal, e aumentando nossos hormônios de fome para buscarmos mais comida, isso funcionava há milênios de anos atrás, hoje não mais.

A perda de peso deve vir acompanhada da mudança do estilo de vida: manter a alimentação saudável, mesmo após a perda dos kilinhos desejados (ou necessitados) é FUNDAMENTAL par a manutenção do peso perdido. Por isso dietas muito restritivas não são indicadas nos pacientes que visam a perda de peso no longo prazo.

Além disso, a manutenção da rotina de exercícios físicos é também fundamental, precisamos manter a nossa balança energética, diariamente neutra, ou negativa. Exercícios aeróbicos e resistidos são essenciais. Mas vale lembrar que os exercícios resistidos (musculação, pilates, etc) são ótimos para manter a massa magra, e com isso aumentar a taxa metabólica basal.

Ninguém disse que seria fácil, se alguém esperava que eu fosse falar de milagres, sinto muito. Mas a fórmula mágica para a perda de peso, É A SUA CONSISTÊNCIA NO TRATAMENTO! O Dr. Bruno Halpern uma vez nos disse: a perda de peso é como andar na contramão de uma escada rolante, precisamos fazer força para nos mantermos no mesmo lugar. Definição perfeita de como driblar esse efeito sanfona.

Cuide-se, lembre-se que: Afinal,

NÃO EXISTE CORPO B

Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |