Comments

  • Avatar
    Um comentarista do WordPress commented on
    Olá, mundo!

Microbiota intestinal, o que sabemos?

Image module

Ultimamente muitas pessoas me procuram no consultório perguntando sobre microbiota intestinal. Mas afinal o que esse termo significa.

No corpo humano habitam mais de um trilhão de bactérias no nosso intestino, a função delas é nos ajudar na digestão dos alimentos. A composição dessas bactérias funciona como um DNA, cada um tem a sua, e ela é influenciada desde o nascimento, passando por diversas alterações.

A microbiota intestinal é influenciada em 57% na nossa alimentação, 12% genética, medicamentos, hábito de vida e doenças fazem parte de outros fatores. Hoje sabe-se que a via de parto e amamentação também fazem parte da história do nosso pequeno “zoológico” intestinal.

Hoje com as dietas ricas em carboidratos simples e gorduras (saturadas e trans) nos mostraram também que esses macronutrientes diminuem a quantidade de bactérias boas, e aumentam a quantidade de bactérias ruins. O que leva ao aumento de fatores pró-inflamatórios e maior risco de obesidade, resistência a insulina e diabetes.

Muitos estudos com camundongos foram feitos para buscar a melhor forma de tratamento, dentre eles os pré biótipos, probióticos e transplante fecal, mas isso vale um tema para um próximo post. Mas vale lembrar que SEMPRE é melhor prevenir do que remediar!!!

Confio em vocês para cuidarem do zoológico!!!

Compartilhe:
Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |