Porque gostamos tanto de açúcar?

Image module
Dica da Drª Delane:

“Aah, aquele doce é viciante você tem que experimentar”, quem nunca escutou isso que atire a primeira pedra. Mas porque será que é tão viciante?

O que sabemos é que o açúcar atua no nosso cérebro do mesmo jeito que as drogas, como a cocaína, atuam. O acúcar aumenta a liberação de DOPAMINA, ACETILCOLINA, e mais alguns neurotransmissores dando uma sensação de bem estar, prazer. Essa sensação é tão gostosa, que parece que o nosso cérebro nos pede “cada vez mais” desta sensação, e se torna um ciclo viciante, quanto mais como, mais quero.

Sempre falo no consultório que a diferença do açúcar para as outras drogas ilícitas, é que o açúcar esta nas prateleiras do supermercado, na mesa do almoço, e no seu armário de guloseimas; ao contrario das demais drogas. Além do mais, o açúcar não é visto “ainda” como um grande vilão, e sim como um “hoje eu mereço”.

Mas será que o açúcar de coco, açúcar demerara ou demais variações não fazem esse efeito no cérebro: sim eles atuam da mesma forma, a única diferença é que eles são menos processados “mais naturais”, mas não menos calóricos ou menos aditivos.

Então aqui vai uma dica: não tenha o inimigo em casa, balas, doces, chocolates, açúcares, não tenha por perto algo que te faça tão mal!

Afinal,

NÃO EXISTE CORPO B

Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |