“Tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe, jante como um mendigo”

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Dica da Drª Delane:

“Tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe, jante como um mendigo”

Esse ditado já é velho de guerra! Mas recentemente um estudo foi comprovado, quem tem uma ingestão calórica alta, 1 hora antes de deitar tem um pico glicêmico maior, com maior pico de triglicerídeos ao longo da noite, e um aumento do açúcar do sangue pela manhã, se comparado com aqueles que comem 4 horas antes de dormir.

Ok, muito científicos. Mas o que isso causa a longo prazo?

Pouco se sabe a longo prazo, mas sabemos que esse aumento do açúcar do sangue, e triglicerídeos no período da noite está envolvido no mesmo mecanismo de obesidade.

Ou seja, o ditado de comer CEDO e menor quantidade de calorias no período da noite continua 100% verídico.

Mas e a história do carboidrato à noite?! Vivemos na eterna balança entre a quantidade de energia (calorias) que comemos e gastamos. A balança tem que ser neutra (manutenção) ou então negativa (para a perda de peso). Ou seja, não importa muito se no jantar será carboidrato ou não, o que importa é que no final do dia a balança deve ser negativa.

Mas como temos que comer como “mendigos” ao final do dia, devemos então ter uma ingesta de energia menor no jantar. Por isso a velha história do carboidrato no jantar.

Mitos solucionados, ditado popular verdadeiro. E continuamos cuidando de nós:

Afinal,

NÃO EXISTE CORPO B

FONTE: Chenjuan Gu,et al. Metabolic Effects of Late Dinner in Healthy Volunteers – A Randomized Crossover Clinical Trial, The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |