Frio x apetite

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Dica da Drª Delane:

Parece que no inverno tudo que trabalhamos arduamente no último ano vai por água a baixo, o tempo não da vontade de treinar, aumenta a fome de um jeito inexplicável. Mas por que será que isso acontece?

No inverno o que o nosso corpo procura é manter-se aquecido, seja pelo aumento da produção de calor através do aumento do gasto energético, seja pela busca de alimentos mais calóricos.
Isso fazia sentido lá quando vivíamos em cavernas, hoje em dia não é bem assim que funciona. Além disso no Brasil não temos um inverno tão rigoroso assim.

No inverno de modo basal gastamos mais energia, e podemos usar isso a nosso favor! Então como fazer para driblar nossa genética de ganho de peso:

  1. Procure alimentos que aumentem a saciedade em todas as refeições, inclusive nos lanches. A proteína é o nosso maior exemplo para aumentar a saciedade
  2. Procure aquecer-se com um chá quente ou café quente (SEM AÇÚCAR, MEL, ETC).
  3. Fuja de alimentos açucarados, doces e massas, eles não nos dão saciedade e são altamente calóricos. Sempre pensar: será que eu preciso desta quantidade de energia?
  4. Beba água. Muitas vezes nosso centro da fome se confunde entre fome e sede. Na duvida, beba água.
  5. Não pare de treinar, em hipótese alguma! Durante o inverno, nos treinos ao ar livre gastamos mais energia (sugestão caso seja possível treinar ao ar livre).
  6. Fuja do combo sofá + Netflix (que nunca é só isso, sempre tem uma guloseima por perto)

Bom inverno a todos, quentinho e saudável!

Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |