Nódulos tireoidianos?

Image module
Dica da Drª Delane:

O pedido de vocês é uma ordem. Então aqui vai uma série de posts sobre o que vocês me pediram.

Nódulos tireoidianos são nada mais do que lesões na nossa tireoide. É comum solicitarmos ultrassom de tireoide para aquelas pacientes com hipertireoidismo ou hipotireoidismo, ou alguma queixa suspeita de doença da tireoide.

A grande maioria dos nódulos são benignos, e a depender das características do ultrassom somando as características clínicas no paciente (sexo, idade, exposição à radiação, por exemplo), devemos solicitar a PAAF.

A PAAF é uma punção deste nódulo, ou destes nódulos. Sim às vezes temos uma série de nódulos na nossa tireoide, e isso se chama “bócio multinodular”. A PAAF tende a ser indolor!!

Quando temos o resultado deste exames podemos ter uma série de condutas, ou só observar, pedirmos testes moleculares ou mesmo partirmos para a cirurgia. A cirurgia também temos a opção de retirar ela inteira ou apenas “metade” dela, ou chamado de lobectomia.

Assim ficou fácil de entendermos o que são os nódulos tireoidianos! Caso tenham mais dúvidas pode escrever aqui nos comentários ou mandar por direct. Será um prazer solucionar as duvidas de vocês.

Afinal,

NÃO EXISTE CORPO B!

Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |