Plant based diet

Image module

Opa! Vamos falar de uma dieta super atual e sustentável, o plant based.

O estilo de vida vegano ou plant based voltou com tudo, buscando alternativas mais sustentáveis para o nosso corpo e para o meio ambiente uma vez que não utiliza nenhum produto de origem animal.

Mas afinal, será que esse estilo de vida é bom para todos.

A resposta é não!

Como não existe nenhuma proteína de fonte animal, a única fonte desse macronutriente vem de origem vegetal (soja, feijão, quinoa, ervilha tofu… etc) esses alimentos são muito ricos em carboidrato, o que para as pessoas buscando uma perda de peso, passa a não ser a melhor fonte de protéica.

Além disso os aminoácidos que estão presentes em proteínas animais não estão presentes em vegetais e vice e versa. Os aminoácidos são pequenas moléculas que juntas formam as proteínas. As suas diferentes combinações formam diferentes proteínas.

Hoje o tão falado hambúrguer plant based (que mimetiza o hambúrguer tradicional) são extremamente processados, com enorme quantidade de sal. Desta forma, não é tão saudável assim quanto se vendem! Mas são ecofriendly! Então um grande passo para o meio ambiente!

A dieta plant based reduziu sim os níveis de colesterol, diminuíram o risco de doenças cerebrovasculares (infarto e AVC), mas não é uma boa para a perda de peso.

Então nada na vida em excesso é uma boa. Ter consciência de onde vêm os produtos animais que vc come, é tão importante quanto! Evite carnes com hormônio, e evite também produtos super processados veganos/plant based.

Confio em vocês!!! 😘😘

Compartilhe:
Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |