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    Olá, mundo!

E o jejum intermitente, é bom mesmo?

Cada vez mais comum nas redes sociais e redes de amigos falando sobre os benefícios do jejum intermitente. Mas será que esse tipo de dieta é tudo isso mesmo?

A grande maioria dos estudos publicados foram realizados em modelos animais (roedores) os quais realmente mostram uma diminuição do peso, associado a diminuição da resistência insulínica e fatores inflamatórios como um todo.

Mas não é porque em animais isso se comprovou que em humanos esses efeitos também ocorrem.

Existem diversos protocolos de jejum intermitente, e cada paciente pode responder de uma forma diferente a cada um deles a depender do padrão alimentar.

E fazer jejum intermitente vai aumentar meu metabolismo basal? Não, ele não irá aumentar. Para se fazer cetose em humanos precisamos de um período maior que 16h.

E então, quando é bom jejum intermitente? Para alguns pacientes o JI pode ser uma ótima estratégia de perda de peso, mas deve ser prescrita com cautela para evitar que o paciente “coma a mais” nos dias sem jejum.

Por isso, devemos analisar com calma cada paciente. E sem modismos.

Afinal,

NÃO EXISTE CORPO B

Referências bibliográficas:

Helpern, unravelling myths, facts and presumption. Arch Endo met 2021

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Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |