Comments

  • Um comentarista do WordPress commented on
    Olá, mundo!

Uso de testosterona e fertilidade masculina.

Cada vez mais e mais comum o uso de testosterona para fins estéticos. Muitas vezes, os pacientes nem sabem que estão em uso de testosterona vendido na forma de fórmula, mas também no seu uso intencional a fim de aumentar massa magra e diminuir percentil de gordura. Mas será que vale a pena?

O uso de testosterona em doses supra fisiológicas e condenado pela sociedade americana e brasileira de endocrinologia! Vocês sabiam disso?

A testosterona em doses acima da fisiológica podem levar à uma série de consequências, desde o aumento do risco cardiovascular como também risco de disfunção sexual pós o término. Mas é a fertilidade masculina como fica?

Um recente estudo dinamarquês avaliou 545 homens em uso de testosterona para fins estéticos e acompanhou o retorno da fertilidade, e comparou com homens que não fizeram uso desta medicação.

Neste estudo, no primeiro ano após o uso da medicação tiveram uma fertilidade 26% menor que os homens que não fizeram uso. Com recuperação nos anos posteriores, sem aumento da incidência de fertilização em vitro.

Já o estudo Harlem também mostrou uma diminuição de fertilidade mesmo após 1 ano da descontinuação da testosterona.

Os estudos têm suas limitações, assim precisando de mais pesquisas neste assunto. Mas a mensagem é clara, temos consequências no uso abusivo de testosterona.

Então meninos, cuidem-se,

Afinal,

NÃO EXISTE CORPO B!

Referências bibliográficas:
Anawalt BD, Male Fertility after Androgenic Steroid Use: How Little We Know. JCEM April 2021
Smit, D L. Positive and negative side effects of androgen abuse. The HAARLEM study: A one‐year prospective cohort study in 100 men.
Scandinavian Journal of Medicine & Science in SportsVolume 31, Issue 2. October 2020
Windfeld-Mathiasen, J. Male fertility before and after androgen abuse. JCEM November 2020

Compartilhe ou imprima:
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |