SOBREPESO E COVID-19, SÓ UMA COINCIDÊNCIA?

Image module
Dica da Drª Delane:

Tenho frisado muito a importância da manutenção de uma dieta saudável, prática de atividade física (em casa) e boa qualidade do sono durante a quarentena. Essa tríade é essencial para dar um boost na nossa imunidade! Esses são os verdadeiros boost!!!

Muitas vezes aqui citei que a obesidade não é algo a ser menosprezado, pois sim, é uma doença crônica, e deve ser tratada com tal seriedade!! No mundo ocidental, temos uma epidemia de obesidade, e hoje estamos sofrendo as devidas consequências.

Um recente estudo publicado no JAMA relatou que 70% dos pacientes internados na UTI no Reino Unido por COVID-19, tem SOBREPESO. Mas o que um assunto tem a ver com o outro?

A obesidade por si leva ao estado de inflamação sistêmica, e sua reposta inflamatória ás infecções não é tão eficaz, levando a maior propensão de complicações de infecções. Além disso, os pacientes com obesidade tem um maior fator de risco para apneia obstrutiva do sono e síndrome de hipoventilação, ou seja a oxigenação do pulmão não funciona nos 100%.

Como bem sabemos o COVID-19 é uma infeção viral que tem como principal órgão acometido o pulmão. Como os paciente com obesidade não tem uma ventilação pulmonar nos 100%, uma infecção grave pode gerar a piores consequências.

Esse é um exemplo de como devemos levar a obesidade como uma doença séria, assim como alarmar que a obesidade também é um dos fatores de risco para as manifestações mais graves do COVID-19.

Cuidem-se, stay home

NÃO EXISTE CORPO B!

Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |