Comments

  • Um comentarista do WordPress commented on
    Olá, mundo!

Mas afinal, para que serve a tireoide?

Na Semana Internacional da Tireoide, vamos falar da nossa maior glândula endócrino no nosso corpo! A Nossa linda tireoide!

A tireoide é uma glândula localizada no nosso pescoço, e sempre explico aos meus pacientes ela funciona como um marca-passo do nosso organismo.

É ela quem dita a “velocidade” do nosso metabolismo!! Vamos então entender o Hipotireoidismo e o Hipertireoidismo?

  1. O hipotireoidismo é quando demos a falta dos hormônios tireoidianos, ou seja, o nosso corpo vai trabalhar em um ritmo mais lento, então teremos sintomas como cansaço fraqueza, sonolência, desânimo, constipação, edema de membros inferiores e ganho de peso (DISCRETO! DE 5KG EM MÉDIA!!);
  2. O hipertireoidismo temos o excesso de hormônio tireoidiano o nosso corpo funciona em uma “velocidade” maior, temos palpitação, diarreia, perda de peso, ansiedade e insônia por exemplo.

E a famosa queda de cabelo e unhas quebradiças! é do hipotireoidismo ou hipertireoidismo? Pode acontecer em ambos os casos!

Mas como saberemos se estamos diante do hipotireoidismo ou hipertireoidismo? Pela dosagem dos hormônios no sangue o TSH e T4l já são suficientes para uma primeira triagem!

Então vamos lá, vamos cuidar da nossa tireoide,

Afinal,

NÃO EXISTE CORPO B.

Compartilhe ou imprima:
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |