Por que a intolerância à lactose é tão comum?

Image module

Quantas pessoas vocês conhecem que relatam ser intolerantes à lactose? Segundo um estudo do JAMA, aproximadamente 64-75% da população mundial apresenta essa condição. Sintomas como flatulência, distensão abdominal, desconforto abdominal e diarreia são os sintomas mais comuns.

Quando crianças precisamos do leite materno, que contém lactose como fonte de alimentação primária. E ao longo dos anos, o leite não é mais a nossa fonte de alimentação primária, então perdemos as enzimas que digerem à lactose, as lactases. Segundo esse mesmo artigo do JAMA, apenas 5-10% da lactase está ativa na vida adulta. Como à lactose não é digerida, as bactérias fermentam à lactose levando a um desequilibro osmótico e consequente sintomas.

Para fazer o diagnóstico de intolerância à lactose e de extrema importância excluir diagnóstico como doença celíaca, Doença de Crohn e algumas parasitoses intestinais. O diagnóstico e feito primeiro com uma redução da ingestão de produtos com lactose. E secundariamente pelos testes de intolerância à lactose ou teste genético. Mesmo com o diagnóstico de intolerância à lactose, é de extrema importância mantermos a nossa ingesta adequada de CÁLCIO para proteção contra osteoporose!

Confio em vocês! 😘😘

Compartilhe:
Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |