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    Olá, mundo!

Maratona de Natal, como sobreviver?

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Vai chegando o Natal, correria para cima e para baixo para deixar tudo pronto a tempo, e já começa a bater o remorso/desespero de ter comido muito na maratona da véspera de Natal e almoço de Natal, quem nunca? Mas o que ninguém fala é que Natal tem todo ano, Páscoa, almoções de dia das mães; aniversários tem todo ano também, se somar tudo isso a conta vai ser bem alta. Então a palavra da vez é: EQUILÍBRIO.

Então aqui vão algumas dicas do kit anti pé-na-jaca:

  1. Planejamento alimentar, vá focado no que gostaria de comer, e já organiza mentalmente as quantidades
  2. Importante não se privar dos seus prazeres, mas é importante saber falar não para aqueles prazeres alimentares que são mais ou menos
  3. Saiba falar NÃO, vocês falarão isso e “aquela” tia vai dizer: mas hoje é Natal, não engorda. Sim, engorda igual, e, sim, existe um equilíbrio
  4. Comece a refeição com uma salada de folhas com azeite e sal (evite molhos, muitos tem açúcar e muita gordura)
  5. Coma devagar, mastigue com calma, apoie os talheres a cada garfada. APRECIE O QUE VOCE ESTÁ COMENDO!!
  6. Segure-se nas quantidades, saiba porcionar seu prato, sempre com proteínas e legumes ocupando a maior parte.
  7. Vinho: tome 1 taça de vinho com a refeição, beba água, evite sucos!!!
  8. Sobremesa: ahh, a sobremesa: sim, existe um equilíbrio; escolha entre o carboidrato do salgado (arroz ou massa) OU a sobremesa, não da para termos tudo na vida né?
  9. Aproveite a familia! São o nosso bem mais importante na vida, ria com eles, ame os seus familiares, afinal a ceia de Natal não é so comida, e sim um dia de celebração da vida, e ser saudável é ter uma relação com a familia em paz! (Isso também libera serotonina).

Beijos enormes, feliz natal, happy Chanukah!

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Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |