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    Olá, mundo!

Whey protein muito mais que so proteína

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Quem nunca ficou perdido ao entrar em uma loja de suplementos alimentares?? E ainda pior, quem nunca ficou tentado em comprar tudo que os vendedores falam, prometendo o corpo P-E-R-F-E-I-T-O???
Bom então vamos começar com o mais famoso deles, o Whey Protein, de cara nos deparamos com 3 tipos: concentrado, isolado, hidrolisado. Mas qual a diferença entre eles?
O que difere entre eles é a concentração de proteína, quantidade de carboidrato e lactose (isolado<concentrado<hidrolisado, em ordem de pureza: concentrado<hidrolisado). Mas atenção, quanto mais puro, obviamente mais caro, e não são todas as pessoas que precisam da forma hidrolisada. (Veja com o seu medico/nutricionista qual a melhor forma para você)
Agora outro mito: Whey antes ou depois do treino??? Tanto faz!!! Importante ter o aporte proteico para não perder massa magra! Outro mito: será que preciso suplementar o whey junto com o BCAA. A resposta, na maioria das vezes é NÃO, uma vez que as proteínas do whey protein, em sua maioria, são o BCAA.
Outra informação que quero que vocês fiquem atentos: não é porque tem whey em um alimento é porque é mais saudável. Muitas marcas vendem com whey 1. Para encarecer e entrar na moda, 2. A qualidade da proteína que eles utilizam não e a melhor. Além disso, quem esta em processo de emagrecimento precisa de um deficit calórico também!! Mas o post de emagrecimento e whey fica para a outra semana.
Agora uma curiosidade cientifica, que remete ao título do post. O Whey protein tem sido relacionado à melhora da liberação da insulina, ou seja nos estudos que utilizaram o whey protein em pacientes com diabetes, associado à uma refeição com carboidrato, diminuiu a glicemia após a refeição. À longo prazo isso poderia estar relacionado à diminuições de complicações graves do diabetes!!! Não é o máximo??
Agora vocês já estão craques em whey protein e saberão escolher o melhor “pote”para vocês!
Confio em vocês!! 😘😘

English version

WHEY PROTEIN MUCH MORE THAN JUST PROTEIN

Who never got lost entering on a food supplement store? And even worse, who has never been tempted to buy everything sellers say, promising the P-E-R-F-E-C-T body???
Well, let’s start with the most famous supplement, Whey Protein, just for the start we come across 3 types: concentrated, isolated, hydrolysed. But what is the difference between them?
What differs between them is protein concentration, carbohydrate amount and lactose (isolate Now another myth: Whey before or after training??? Whatever!!! The important is to have the protein input not to lose lean mass! Another myth: is it necessary to supplement BCAA with Whey protein. The answer is often NO, since the proteins in the whey protein powder, are essentially BCAA.
Another piece of information I want you to be aware of is that it is not because you have whey protein enriched foods, is it healthier. Many brands have this merchandising because: 1. To make it more expensive and fashionable 2. The quality of the protein they use is not the best. Also, those who are in the process of losing weight need a calorie deficit too!! But the weight loss and protein supplementation post is for another week.
Now a scientific curiosity, which refers to the title of the post. Whey protein has been related to improved insulin release, ie in studies using whey protein in patients with diabetes, associated with a carbohydrate meal, decreased blood glucose after meal. In the long run this could be related to decreases of serious diabetes complications !!! Not an amazing information??
Now you are whey protein experts and will know how to choose the best powder for you!
I trust you!! 😘😘

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Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |