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    Olá, mundo!

O esporte sempre ganha!

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Ter um estilo de vida saudável inclui alguns aspectos de mente e corpo! Mas quando falamos de esporte estamos falando da união desses dois pontos.
Ao praticar esporte estamos colocando nosso corpo em movimento, e também a nossa mente, uma vez que exige muita paciência e concentração para desafiar nosso próprio corpo ao limite.
Segundo a WHO a recomendação mundial são 150 minutos de atividade física pela semana. Segundo Lee et al, 5 milhões de mortes prematuras poderiam ser evitadas se as pessoas não fossem sedentárias.
Um recente artigo publicado no British Journal of Sports Medicine, fez uma excelente revisão sistemática para avaliar o real beneficio da prática de atividade física e mortalidade. A conclusão do estudo foi que a corrida esta associada a diminuição de 27% de mortalidade geral, 30% em mortes cardiovasculares e 23% mortalidade pelo cancer.
Esse mesmo estudo fala que não somente a corrida pode evitar a mortalidade a caminhada, natação e ciclismo também estão envolvidos.
Lembrando que o recomendado são 150 minutos, mas alguns estudos provaram que até as pessoas que fazem 50 minutos na semana ja apresentar alguma modificação de mortalidade.
Então pessoal, vamos colocar os nossos tênis para rodar!!!! Aproveitar que o verão chegou, e ir para os parques!!! Para os seguidores que estão no inverno, melhor jeito de se esquentar é com a corrida! Aqui em Londres já esta muito frio, mas não vamos parar!
Confio em vocês, e lembrem-se importante não comparar velocidade e tempos de corrida com outras pessoa! Importante fazer a SUA parte!

English version

The sport always wins!

Having a healthy lifestyle includes a good balance between body and mind! But when we talk about sport we are talking about the union of these two points.
By doing sports we are putting our muscles to action, and our mind too! Once you need focus and patient to push ourselves to our limit.
According to WHO the worldwide recommendation is 150 minutes of physical activity per week. According to Lee et al, 5 million premature deaths could be prevented if people were not sedentary.
A recent article published in the British Journal of Sports Medicine has done an excellent systematic review to assess the real benefit of physical activity and mortality. The conclusion of the study was that running is associated with a 27% decrease in overall mortality, 30% in cardiovascular deaths and 23% cancer mortality.
This same study says that not only running can avoid mortality walking, swimming and cycling are also included.
Remember that the WHO reccomendation is 150 minutes, but some studies have proven that even people who do 50 minutes a week can change the mortality outcome.
So you all, let’s put our sneakers on!! Enjoy that summer has come in Brazil, and go to the parks !!! For winter followers, the best way to warm up is doing sports! It’s very cold here in London, but let’s not stop!
I trust you, and remember it is important not to compare paces with others! The most important thing is to do your on part of changing your OWN LIFE!

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Dra. Delane Wajman
Dra. Delane Wajman

Endocrinologista e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo | CRM 170692 |